Existem diversos casos no basquete de jogadores que não têm o reconhecimento devido por suas qualidades não aparecerem na box score. E eu considero o pivô Jakob Poeltl um desses casos. Por isso, nesse texto, vou apresentar a você leitor, a importância do austríaco para nossa franquia.

Vejo principalmente nas redes sociais brasileiras, uma avaliação injusta do papel e do desempenho de Poeltl no time, haja vista o fato de que o pivô tem se mostrado elite em diversas das áreas fundamentais de sua posição, tanto na temporada passada como também na atual. Tendo em mente a frase “stats don’t lie” (“as estatísticas não mentem”, em tradução literal), vou mostrar porque são injustas muitas das críticas que ele recebe.

Primeiramente, Poeltl alia sua boa envergadura de 2,17m com uma ótima técnica como protetor de aro, para contestar chutes de forma eficiente (1.4 toco em apenas 17 min por partida em 2019-2020 e 1.5 toco em 22 min por partida em 2020-2021) com um baixo número de faltas. Como consequência dessas ações, o pivô tem impactado negativamente, nessa temporada, o aproveitamento médio dos adversários em arremessos no garrafão em 16.0%(!). Número que o coloca na elite da posição, entregando resultado melhor que jogadores como Joel Embiid (-8.3%), Nikola Jokic (-1.5%), Rudy Gobert (-13%) e Clint Capela (-10.9%)

Como falei acima, Jakob Poeltl não é subestimado apenas no lado defensivo, é também no lado ofensivo. Antes de mostrar estatísticas de sua importância ofensiva, preciso dizer que concordo com as críticas relacionadas ao desempenho do austríaco como finalizador e de seus arremessos livres, o que não exclui o fato dele ser um jogador importante no ataque. Dito isso, como o pivô influencia nessa área? 

O jogador de 25 anos tem se mostrado de elite, também, na função de screener. Poeltl é lider disparado do Spurs em pontos gerados após um corta-luz, com 9.9 pontos (o segundo colocado do time é Lamarcus Aldridge com 6.7 pontos gerados). Além disso, ele é o 12º jogador da liga que mais gera pontos após uma screen, estando a frente de nomes como Nikola Jokic, Nikola Vucevic e Joel Embiid.

Como resumo da história, podemos tirar como conclusão que Jakob Poeltl é sim um jogador importante e extremamente útil para nossa franquia, a despeito de algumas áreas ainda precisarem de polidez. Além da box score, há muita estatística relevante. 

6 comentários em “A importância de Jakob Poeltl

  1. Análise show demais, destaca muito bem aquilo que as estatísticas não mostram e o que muitas pessoas não observam nos jogadores de seus times. O basquete é muito mais que números.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s