No passado dia 23 de fevereiro foram anunciados os “reserves” do All-Star Game, que decorrerá em Atlanta, no estado da Georgia.

Um dos nomes falados como possível All-Star era DeMar DeRozan, o camisa nº10 dos San Antonio Spurs. O jogador natural de Compton já recebeu a distinção em outras 4 ocasiões e, uma 5ª nomeação, marcaria a sua 1ª desde que representa os Silver & Black .

Foram então selecionados os seguintes jogadores, para reservas, na conferência Oeste: Anthony Davis, Paul George, Damian Lillard, Rudy Gobert, Zion Williamson, Donovan Mitchell e Chris Paul. No entanto, Anthony Davis encontra-se com uma lesão no gémeo direito, que se estendeu ainda ao tendão de Aquiles e a NBA teve de selecionar um substituto, nomeando Devin Booker, que recebeu assim a distinção pela 2ª vez.

Sendo assim, DeRozan ficou fora do All-Star Game pela 3ª vez consecutiva, na sua 3ª temporada ao serviço dos Spurs. Mas falemos de números: será que os números de DeRozan foram suficientes para ele merecer a nomeação?

De facto, DeMar está a fazer uma excelente época, como tem sido habitual. O extremo norte-americano tem médias de 19.8 PPG, 6.9 APG, 5 RPG, 0.8 SPG e 0.3 BPG, lançando a uma percentagem de 48.8% de FG, 33.3% de 3PTFG e 89.3% FT. Para além destes números, é o líder da equipa em pontos e assistências. Outro ingrediente favorável à possível nomeação para o All-Star Game é o recorde e classificação dos Spurs, 17 vitórias e 12 derrotas , ocupando o 5º lugar da Conferência Oeste e liderando a divisão Sudoeste na data de publicação desse texto, algo que muitos considerariam muito difícil, na medida em que os texanos se encontram numa situação de “rebuild“, com muitos jovens e alguma inexperiência no elenco.

Na última partida, como se não bastasse, DeRozan retornou de um período de ausência por luto ao falecimento de seu pai e liderou a equipa ao triunfo com 32 PTS, 11 AST e 61% de FG, além de apenas 1 “turnover“.

Depois de já ter sido considerado “snubbed” nas últimas 2 temporadas, o californiano volta a receber o mesmo tratamento esse ano. A cada época que passa, DeMar tem feito máximos de carreira em termos de assistências por jogo, algo que não era, nos tempos de Toronto, a sua maior virtude.

Façamos então uma comparação com Devin Booker, o substituto de Anthony Davis. Booker tem médias de 25 PPG, 4.3 APG, 3.6 RPG, 0.8 SPG e 0.3 BPG, com percentagens de 50.3% FG, 38.2% 3PTFG e 84.5% FT.

Claro que a comparação dos 2 jogadores não pode ser feita com base apenas nas estatísticas principais. É preciso, acima de tudo, perceber o impacto dos 2 jogadores na equipa, ofensivamente e defensivamente. De acordo com o Basketball Index, DeRozan é mais impactante nos 2 lados do campo em relação a Booker. O 10 dos Spurs tem inclusive mais impacto a nível ofensivo que 2 outros All-Stars, Chris Paul e Jayson Tatum, e mais impacto na defesa que Kyrie Irving, James Harden, Luka Doncic, Kevin Durant e Damian Lillard, todos eles nomeados para o All-Star game.

É ainda importante realçar que DeRozan tem sacrificado os seus números em prol do sucesso da equipa, continuando a ser um líder e um mentor para os jovens, como Dejounte Murray e Keldon Johnson. Outro dado interessante é ser o 8º jogador da liga que mais pontua em “clutch time”, contribuindo assim para o sucesso dos Spurs, não fugindo às suas responsabilidades, muito antes pelo contrário. É também o único jogador de calibre All-NBA e All-Star de uma equipa com percentagem de vitórias superior a 50% que não foi selecionado para o evento.

Por fim, concluo que DeRozan tem feito uma época superior a alguns dos jogadores selecionados e era um claro candidato a ocupar uma vaga no All-Star Game, o que seria visto como uma forma de recompensa pelos seus números e pela forma como tem assumido o papel de líder de uma equipa tão jovem e com tanto por aprender.

Um comentário em “DeMar DeRozan: All-Star snub?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s