Antes de tudo, gostaria de saber se você já sabe como funciona o Play-In da NBA. Se ainda não sabe, aconselho ler antes o nosso texto explicando essa novidade (para lê-lo, clique aqui), pois no texto de hoje falarei sobre o Play-In, mas sem explicá-lo detalhadamente. E se você já sabe como funciona, ótimo! É só seguir com a leitura.

Vamos lá.

Sequência desafiadora

Além dos adversários difíceis, nessa reta final teremos que lutar mais uma vez contra um dos principais vilões da temporada da NBA: o calendário apertado. O Spurs jogará 5 partidas nos últimos 7 dias da temporada. Isso mesmo, 5 jogos em 7 dias a partir de amanhã (segunda-feira, 10/05), sendo que junto às partidas vêm algumas viagens ao redor dos Estados Unidos durante esse curto período.

Como se não bastasse a semana bastante corrida, nossos adversários serão fortes e ainda devem estar brigando por posições. Em 5 jogos, enfrentaremos 2 vezes o Phoenix Suns, que tem tudo para disputar a 1ª colocação do Oeste com o Jazz – e consequentemente tentar evitar o Lakers no 1º round dos Playoffs – até o fim da temporada regular, 1 vez o Milwaukee Bucks e 1 vez o Brooklyn Nets, que ainda disputam, ao menos, a 2ª posição do Leste entre si, e 1 vez o New York Knicks, que costuma sempre entrar em quadra para competir e pode ainda estar brigando com o Hawks pelo 4º lugar e consequente mando de quadra na Pós-Temporada.

A importância da reta final

A classificação para o Play-In, como costumamos dizer nos campeonatos de pontos corridos de futebol, ainda não está matematicamente garantida, mas só um grande desastre – o que já provamos não ser tão raro assim – nos deixa abaixo da 10ª colocação do Oeste, haja vista as situações ainda piors do Pelicans (11º) e do Kings (12º). Ou seja, a classificação é muito provável.

Tendo isso em vista, por que uma sequência de vitórias seria tão importante para o Spurs?

Se o objetivo é chegar aos Playoffs, é evidente que nossa chance de classificação fica muito maior se terminarmos a Temporada Regular nas melhores posições do Play-In, isto é, entre 7º e 8º. E isso ainda é possível, ainda que muito improvável levando em consideração nossas últimas performances e as atuais campanhas dos nossos adversários diretos por essas posições.

No momento, estamos em 10º, com uma campanha 32-35 e 5 jogos pela frente. À nossa frente, Warriors (8º, 35-33) e Grizzlies (9º, 34-33) tem 4 e 5 jogos pela frente, respectivamente. Veja a classificação:

Corrida para os Play-In Tounament (9-maio) – NBA App

Além disso, mesmo se o Spurs simplesmente se mantiver na 10ª colocação, chegar em um confronto único com clima de mata-mata – como é o caso do Play-In nessa situação – numa sequência de bons jogos e resultados positivos é muito melhor que chegar com derrotas e performances ruins consecutivas. Desde a lesão de Derrick White a franquia tem tido bastante dificuldade, e para ter qualquer chance de surpreender no Play-In sem a presença do nosso camisa 4 será necessário que o time se reencontre dentro de quadra e descubra formas de vencer alguns jogos durante a última semana da temporada.

E a loteria do Draft?

Não, eu não esqueci da loteria do Draft.

A quem talvez esteja um pouco por fora, vale lembrar que classificar-se para o Play-In da NBA, independente da posição, não significa ficar de fora da loteria do Draft. Só aqueles que, inclusive por meio do Play-In, conquistarem a classificação para os Playoffs é que ficarão de fora da loteria deste ano. Ainda assim, mesmo na loteria, nossas chances de conseguir uma escolha Top 4 seriam baixíssimas.

Supondo que o Spurs termine a Temporada Regular em 10º e no Play-In seja eliminado, por exemplo, entraríamos na loteria do Draft desse ano provavelmente com as “odds” (ou “chances”) que mostra o Tankathon abaixo, isto é, aproximadamente 1% de chance de ficar com uma das quatro primeiras escolhas, e para além disso, possibilidade de transitar apenas entre as 13ª e 14ª escolhas:

Lottery Odds (9-maio) – Tankathon

Não sei vocês, mas eu já adequei minhas expectativas e estou empolgado com a possibilidade de experimentar pela primeira vez as emoções do Play-In, e a essa altura não há muito mais que possamos fazer. Que venha, então, a última semana da Temporada 2020/21 da NBA.

Go Spurs Go!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s