Com o fim das Finais e o campeão da NBA definido, todos os olhos se voltam para a Free Agency e para o Draft, período no qual os torcedores imaginam e veem como sua franquia irá se reforçar. Portanto, neste texto irei falar especificamente sobre a Free Agency e quais são as 3 melhores opções, na minha visão, para o Spurs. É claro que você, leitor, é livre para discordar e para acrescentar sua opinião sobre as possibilidades para a franquia.

Assim, logo abaixo, você verá em ordem crescente meu Top 3 de jogadores livres que a equipe de preto e prata deve olhar com carinho.

3 – Gary Trent Jr.

Gary Trent Jr. por Chris O’Meara/AP Photo

Gary Trent Jr é um guard de 1.96 que joga majoritariamente na posição 2 e também pode fazer a 3 que pode representar uma interessante adição para a equipe: poder de fogo de 3 pontos.

Um fator contrário que pode ser citado em relação a seu nome é de que o elenco do Spurs já possui bastante guards, como Murray, White, Mills (que será agente livre), Derozan (também free agent), Vassell e Lonnie Walker. Contudo, vejo nele um jogador que com exceção de Patty Mills, o elenco não possui.

Gary Trent teve na temporada de 2020/21 um aproveitamento de 38.5% nas bolas de 3 em 7.4 tentativas (!). Além disso, o ala-armador registrou 40.3% de aproveitamento no catch and shoot, sendo muito efetivo com poucos toques na bola, pois a maior parte de suas bolas de 3 vêm sem qualquer drible anterior (40.7%). Por fim, é importante dizer que Trent Jr. se mostrou um defensor ok, que não compromete, tendo permitido um acréscimo na média de 3 pontos dos adversários em 2.9% e em 0.5% nos 2 pontos, sendo que em 2019/20 reduziu em 3.8%

Portanto, acredito que ele possa somar bastante em algo que faltou muito na última temporada para o Spurscomo já citei em um texto que escrevi para o Portal – isto é, as bolas de 3. 

Ele será um agente livre restrito (RFA), ou seja, o Toronto Raptors (seu time) tem a possibilidade de cobrir qualquer oferta feita por ele.

2 – Kelly Oubre Jr.

Kelly Oubre Jr. via Bleacher Report no Twitter

Falarei agora sobre Kelly Oubre Jr, um Small Forward que atua nas posições 2, 3 e até na 4, que possui 2.01m de altura e uma boa envergadura (2.16m), além de boa impulsão e físico (92kg). 

Ao olhar as estatísticas, é possível notar que Oubre teve uma temporada inconstante nas bolas de 3, registrando 31.6% de aproveitamento em 5.2 tentativas, contudo, na temporada anterior (2019/20), ele teve melhores números, com 35.2% de acerto em 5.5 tentativas. Todavia, como disse logo acima, Kelly é um jogador muito atlético e físico, que tem capacidade de realizar jogadas de tirar o fôlego e atrair a atenção para a equipe. Isso fica comprovado pelo fato de que 53.7% de seus pontos vieram de bolas de 2, e desses 53, 59.9% foram de dentro do garrafão.

Outro fator importante, é que o jogador do Warriors se mostrou um defensor capaz, com bons números. Ele reduziu em 3.5% o aproveitamento de 3 pontos dos adversários e também reduziu o aproveitamento geral de 2 pontos em 3.1%, sendo que dentro do garrafão diminuiu em 6.7% (!).

Por fim, diferentemente de Gary Trent Jr, Kelly Oubre será um agente livre irrestrito, podendo definir seu próprio futuro. Atualmente seu contrato é de 15 milhões de dólares por temporada e acredito que se o Spurs topar pagar até 20 milhões, seria um acordo justo.

1 – John Collins

John Collins por Nick Wass/Associeted Press

Por fim, direi para você leitor o meu agente livre favorito e que mais gostaria de ver com a camisa de nossa franquia: John Collins. O jogador do Hawks é um Power Forward, que pode jogar nas posições 4 e 5 e que possui 2.06m de altura.

Collins se mostrou um bom jogador na campanha do Atlanta Hawks nos playoffs desta temporada, sendo peça importante tanto defensivamente quanto ofensivamente na franquia da Geórgia. Dado o fato que teve sólidos 35.7% de aproveitamento nas bolas de 3 com 3.1 tentativas por jogo, acertando uma bola de 3 importantíssima para vencer o Jogo 1 das Finais da Conferência Leste, e também um bom número de rebotes, com 8.7 de média.

Além disso, foi importante para botar pressão no aro ofensivamente, pois 64% de seus pontos vêm de bolas de 2 e destes 64, 49.6% foram de dentro do garrafão. Algumas dessas jogadas de infiltração foram memoráveis, como por exemplo o poster em cima de Joel Embiid. É importante ressaltar também que John Collins se mostrou um bom defensor, ao reduzir 6.5% do aproveitamento de 3 pontos dos adversários nos offs e na temporada regular diminuiu o aproveitamento em 3.4% dentro do garrafão.

John Collins posteriza Joel Embiid / NBA on ESPN

Para encerrar, uma reportagem do jornalista Paul Garcia do Project Spurs mostra que o Spurs está entre os times citados por fontes da liga que podem realizar uma oferta para o agente livre restrito do Hawks. Inclusive, nessa matéria, Garcia fala que a franquia preto e prata é uma das equipes com mais espaço salarial e que pode oferecer um contrato normal, ou até mesmo um contrato máximo, que no mínimo seria de 28 milhões de dólares por temporada, ainda sobraria 21 milhões de espaço para realizar contratações.

E a sua opinião, caro leitor, qual é? Concorda com as minhas escolhas? Vamos conversar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s