A longa Temporada 2022/23 da NBA chegou ao fim para o San Antonio Spurs em meados de abril, com a terceira pior campanha da NBA como resultado de 22 vitórias e 60 derrotas em 82 jogos – e um cara ou coroa no desempate com o Houston Rockets.
Com isso, definiu-se um novo cenário de esperança: 27% de chance de ficar com uma escolha Top 2 e garantir a oportunidade de escolher um dos badalados prospectos Victor Wembanyama e Scoot Henderson.
Desde então, os Playoffs vêm entretendo o fã de basquete e distraindo especialmente os torcedores das franquias que ficaram de fora e estão ansiosos para o dia mais aguardado do ano para todo time ruim: o dia da Loteria do Draft.
Loteria do Draft da NBA 2023
O sorteio das posições do Draft da NBA ocorrerá no dia 16 de maio (terça-feira), em Chicago, e seus resultados serão divulgados às 21:00 do horário de Brasília.

Com retirada de bolinhas ao estilo bingo direto de uma máquina especial para o evento, o sorteio em si será realizado um pouco antes, em uma sala reservada com a presença dos representantes de cada franquia, integrantes da mídia e os responsáveis pela organização e lisura do procedimento. Depois dos resultados firmados é que a TV transmitirá a ordem de escolha das 14 primeiras escolhas do Draft de 2023 por meio dos tradicionais envelopes.
O que importa para nós, contudo, são as chances do Spurs.
As chances do San Antonio Spurs conseguir a 1ª escolha do Draft da NBA
Como já dito, com a 3ª pior campanha de toda a NBA na temporada regular, o San Antonio Spurs garantiu para 2023 sua mais alta escolha de Draft desde 1997, quando selecionou Tim Duncan com a primeira. Afinal, o pior dos resultados possíveis para a franquia preta e prata no sorteio da terça feira é a 7ª escolha do Draft, duas acima da escolha de 2022 (9ª), com a qual selecionamos Jeremy Sochan.

Dessa vez, o San Antonio Spurs divide com Detroit Pistons e Houston Rockets as mais altas chances de ficar com a 1ª escolha do Draft (14.0%) e de ficar com uma escolha Top 4 (52.13%). Por outro lado, também pode acabar por ter que selecionar na 5ª, 6ª ou 7ª posição.
Vamos aos números.
- 1ª Escolha: 14.00%
- 2ª Escolha: 13.42% (27.42% de escolha Top 2)
Diante de tanta badalação nos últimos 10 meses, ter a 1ª escolha é em 2023 um sonho ainda maior para os torcedores, pois significa a oportunidade de escolher Victor Wembanyama, um prospecto com um dos mais impressionantes potenciais dos últimos anos.
Dito isso, ficar com a 2° escolha também é um satisfatório cenário para o torcedor, visto que Scoot Henderson, cotado pela maioria como a escolha mais provável em tal posição, é considerado um prospecto digno de uma primeira escolha comum.
- 3ª Escolha: 12.74%
- 4ª Escolha: 11.97% (52.13% de escolha Top 4)
O mais provável é que o Spurs fique com uma das 3 primeiras escolhas do Draft, mas, evidentemente, da 1° à 7° tudo pode acontecer.
- 5ª Escolha: 14.83%
- 6ª Escolha: 26.01%
- 7ª Escolha: 7.03%
Há quem se assuste com a maior chance individual do Spurs terminar com a 6° escolha (26.01%), mas não se engane, as regras de probabilidade indicam maiores chances de terminar com uma das três primeiras (40.16%).
Spurs na Loteria do Draft de 1997
Da última vez em que ficou com a 1° escolha do Draft, em 1997, o San Antonio Spurs também teve a 3° pior campanha da NBA. Então, tirou a sorte grande na loteria para acabar com a 1° escolha e ter a oportunidade de escolher aquele que viria a ser um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, Tim Duncan.

Naquela época, as regras da loteria eram ligeiramente diferentes das atuais e recentes expansões da Liga haviam afetado as probabilidades. O Spurs tinha 21.60% de chance de ficar com a 1° escolha, uma chance melhor que a de 2023. Todavia, consideravelmente inferior aos 27.51% do Boston Celtics de 1997, o que não acontece este ano, já que as chances são iguais para as três franquias de piores campanhas.
Que a sorte esteja a nosso favor mais uma vez.