Com a 1ª escolha do Draft da NBA de 2023, o San Antonio Spurs selecionou Victor Wembanyama, jovem sensação francesa de apenas 19 anos (nascido em 04/01/2004), o prospecto mais aguardado na NBA desde LeBron James, em 2003.
Perfil de Victor Wembanyama

Victor Wembanyama é francês, possui 7’4″ pés de altura (aproximadamente 2,23 m) e uma incrível envergadura de quase 8’0″ pés (aproximadamente 2,43m). E como se isso já não fosse demasiadamente impressionante, muitos acreditam que o garoto ainda pode continuar a crescer, já que tem apenas 19 anos de idade.
Ele possui a mesma altura que Boban Marjanovic (7’4″), jogador mais alto da NBA até a temporada 2022-23, e uma envergadura mais longa do que a de qualquer outro jogador, superando o próprio Marjanovic e Mo Bamba (7’10”), donos da maior envergadura da NBA até então. Ou seja, Victor Wembanyama chega à NBA como o jogador mais alto e de maior envergadura da Liga.
Tudo isso com habilidade de jogadores de perímetro.

Além de alto, Victor é bastante magro. Nesse momento, apesar dos mais de 2,20m de altura, possui por volta de 104 kg, pouco menos que o atual peso listado de Kevin Durant (109 kg), jogador um tanto mais baixo (aproximadamente 6’11” / 2,10m) e em cujas características ofensivas a promessa francesa se espelha.
Sua equipe de agentes e treinadores, contudo, acredita que isso não será um problema. Pelo contrário, acreditam que ele deve adicionar músculo aos poucos ao longo da carreira, pois uma grande adição de músculo em curto período poderia elevar consideravelmente o risco de lesões.
Para evitar as temidas lesões em um corpo não convencional como o de Wembanyama, sua equipe o vem preparando intensamente com alimentação regrada, muitas horas de sono e fortalecimento direcionado nas articulações, com atenção especial ao dedão do pé, em que o seu treinador pessoal, Guillaume Alquier, acredita ser a base de sua prevenção de lesões, por, entre outras razões, garantir a estabilidade de todo o seu corpo. É essa, inclusive, a razão da inusitada rotina de aquecimento da promessa francesa que vem fazendo sucesso nas redes sociais.
A história de Victor Wembanyama antes de chegar à NBA

Victor Wembanyama nasceu no dia 04/01/2004 em Le Chesnay, uma cidade de menos de 30 mil habitantes localizada na Île-de-France, região de Paris, capital da França.
Na família, o esporte profissional já é uma tradição. Sua mãe, Elodie, foi jogadora e treinadora de basquete, e seu pai, Félix, competia no atletismo. Seus avós, Michel e Maire, também jogaram basquete, sua irmã Eve é jogadora de basquete profissional e seu irmão mais novo, Oscar, joga basquete sub-18, além de outros esportes.

Victor desde cedo aprendeu a correr da maneira mais indicada com seu pai e sempre acompanhou sua mãe nos treinos enquanto treinadora de basquete juvenil. Aos 7 anos, começou a jogar pelo Le Chesnay Versailles, e, com 10 anos, começou a jogar basquete juvenil pelo Nanterre 92 (então JSF Nanterre), em Nanterre, na grande Paris, onde posteriormente se tornaria um profissional.
Carreira de Victor Wembanyama pré-NBA
Wembanyama estreou como profissional na temporada 2019-20, na Eurocup, mas só entrou em quadra por três minutos ao total, em duas partidas. Foi na temporada seguinte (2020-21), com 16 a 17 anos, que passou a ter tempo de quadra relevante pelo Nanterre (16.9 min/jogo) e se estabeleceu como um jogador de basquete profissional, terminando a temporada como líder de tocos (1.9/jogo) da primeira divisão do basquete francês, a LNB Pro A.
Para a temporada seguinte (2021-22), Victor se tornou jogador do ASVEL, de Villeurbane, Lyon, uma das equipes mais tradicionais do basquete francês, cujo atual dono é a lenda do San Antonio Spurs e do basquete mundial Tony Parker.

Enquanto isso, Wemby também impressionava o mundo do basquete pelas seleções juvenis da França, especialmente na Copa do Mundo sub-19 de basquete de 2021, quando conquistou a medalha de prata com a equipe francesa – ao perder para os EUA na final por 83-81 em partida de 22 pontos, 8 rebotes e 8 tocos – e fez parte All-Tournament Team ao lado de nomes como Chet Holmgreen (EUA, MVP da competição), Jaden Ivey (EUA) e Nikola Jovic (Sérvia), todos selecionados no Draft de 2022 da NBA. Terminou o torneio com médias por jogo de 22 minutos, 14 pontos, 7.4 rebotes e 4.7 tocos, o recorde de tocos por jogo em um torneio FIBA.
Pela seleção principal da França, estreou e fez 4 jogos em 2021 pelo Torneio Qualificatório da Copa do Mundo, em que fez 19 pontos, 8.2 rebotes, 2 roubos de bola, 2.8 tocos e 2 bolas de três (47% de aproveitamento) em 25 minutos por jogo. Garantiu, assim, a classificação da equipe e uma vaga na seleção da França para a Copa do Mundo de Basquete de 2023.

Nas duas primeiras temporadas como profissional, tanto pelo Nanterre quanto pelo ASVEL, Wemby lutou contra algumas lesões que, apesar de menos preocupantes do que o esperado, moldaram sua preparação e suas decisões de desenvolvimento antes de chegar na NBA. Felizmente, desde então, ele vem jogando continuamente sem problemas de lesões.
Para a temporada 2022-23, Wembanyama deixou o ASVEL e se transferiu para o Metropolitans 92, da região metropolitana de Paris, uma equipe mais modesta, mas que se dispôs a formar um time ao seu redor e focar no seu desenvolvimento sob o comando de Vincent Collet, técnico da seleção francesa medalhista de prata nas Olimipíadas de Tóquio.
Já como um dos dois principais prospectos do Draft de 2023, Victor e o Mets 92 foram convidados para dois jogos de pré-temporada nos Estados Unidos contra o G League Ignite, de Scoot Henderson, outro principal prospecto da classe.

Com muita expectativa e sob os olhos de toda a NBA, Wembanyama foi brilhante e terminou as duas partidas com médias de 36.5 pontos, 7.5 rebotes, 4.5 tocos, 4.5 bolas de três pontos (50%), 35 minutos e +21 +/- em uma vitória e uma derrota. Mais que os números, sua altura e envergadura fascinantes, aliadas à incrível capacidade de driblar a bola, arremessar, atacar a cesta e, principalmente, defender o aro, impressionaram os scouts e até estrelas da NBA.
Dali em diante, Wemby já era o prospecto da NBA mais aguardado desde 2003, quando LeBron chegou à Liga. Sua performance em Las Vegas rendeu até um apelido de “alienígena” proferido pelo próprio King James.
Com o sucesso nas partidas nos Estados Unidos e a praticamente garantida primeira escolha do Draft, muitos dirigentes e olheiros da NBA recomendavam que ele não jogasse a temporada seguinte da liga francesa para evitar lesões e se preparar exclusivamente para o Draft. Todavia, Wembanyama e sua equipe não estavam dispostos a ficar um ano sem competir.
Decisão que se provou correta.
A temporada 2022-23 de Victor Wembanyama, a última antes de sua chegada à NBA, foi indiscutivelmente sua melhor temporada até então. Com apenas 19 anos – os quais completou no decorrer da temporada -, Victor liderou a liga francesa em pontos (32.1), rebotes (10.4) e tocos (3.0) e se sagrou como o mais jovem MVP da história da LNB.
Além disso, ainda foi All Star da Liga francesa pelo segundo ano consecutivo e pela primeira vez MVP do All Star Game.

Coletivamente, Wembanyama liderou o Metropolitans 92 à segunda melhor campanha da da fase regular e às Finais da liga francesa, com direito a uma série vitoriosa contra o seu ex-time ASVEL nas semifinais da competição. Nas Finais, o Mets 92 acabou derrotado pelo favorito Monaco.
Na sequência, 1ª escolha do Draft da NBA, a caminho do San Antonio Spurs.

3 comentários em “Quem é Victor Wembanyama? – Conheça a 1ª escolha do Draft da NBA de 2023”