Portland Trail Blazers 115-110 San Antonio Spurs (04 de janeiro de 2026)

Temporada Regular: 25-10


No fim semana, completando o primeiro back-to-back do mês, o San Antonio Spurs fez mais um jogo mediano e foi superado pelo Portland Trail Blazers.
 
Depois de protagonizarem os grandes confrontos do mês de dezembro e se estabelecerem no topo do Oeste, Spurs e Thunder iniciam 2026 com um princípio de crise de identidade e, com ela, alguns questionamentos.

Apesar de continuar no topo de muitos dos Power Rankings da NBA graças à ótima campanha em dezembro e às grandes vitórias sobre  Rockets, Nuggets, Lakers e Thunder na NBA Cup e no Natal, o Spurs vem de uma sequência de queda brusca de seu desempenho ofensivo capitaneada, pelo baixo aproveitamento nos arremessos de três pontos.
 
No recorte dos últimos seis jogos, o ataque preto e prata é apenas o 21º da NBA em eficiência (114.8 pp/100) e o pior (30º) em aproveitamento de três (29.7%), enquanto até a rodada de Natal era o 5º melhor ataque (118.9 pp/100), com o 8º mais alto aproveitamento (36.7%) e a mesma quantidade de tentativas.

Acontece que a temporada regular é muito longa e a história nos mostrou diversas vezes que altos e baixos durante os 82 jogos que a compõem são comuns, até mesmo para os bons times.

Por outro lado, a preocupação dessa sequência não é nova, já que o que está acontecendo era justamente o prognóstico para esse elenco no início da temporada. Antes de surpreender a Liga com um ritmo elevado, muitos arremessos longos e bom aproveitamento, o que se esperava do Spurs era justamente um ataque com dificuldade para pontuar em razão de um espaçamento comprometido por poucos arremessadores.

A resposta, todavia, deve estar no meio termo. Esse time é claramente melhor do que se esperava antes do início da temporada, mas com o elenco que tem deve oscilar ofensivamente, especialmente se não estiver completo.
 
É evidente, por exemplo, a falta que faz Vassell, que vinha arremessando 7 bolas de três por jogo com 38% de aproveitamento.

Ainda assim, segue bem mesmo sem Wemby, seu principal jogador, graças a adições como Kornet, que fez contra o Blazers um ótimo jogo. Além de converter cestas fáceis com muita eficiência, distribuiu 5 tocos e terminou com saldo positivo (+4).
 
O Spurs está 2-3 nos últimos 5 jogos, mas se mantém em 2° do Oeste.


Destaques positivos do Box Score:

Espora do Dia: Luke Kornet

⭐️ L Kornet – 23p 8r 3a 5b 10/12fg +4 (31)
📊 J Champagnie – 20p 10r 4a 4/8 3p (33)
📊 D Fox – 19p 6r 4a 3s 50%fg (34)
📊 S Castle – 16p 5r 9a 1s (36)

Deixe um comentário