Houston Rockets 99-89 San Antonio Spurs
16 de outubro de 2023
Pré-Temporada: 1-2
Na noite de segunda (16/10), o San Antonio Spurs recebeu o Houston Rockets para um primeiro confronto pouco empolgante de uma série de duas partidas entre as franquias texanas na pré-temporada.
O Spurs jogou sem Wembanyama, Vassell e Tre Jones. Já o Rockets, sem Jalen Green.

Coletivamente, San Antonio não fez nada novo, mas foi bem o suficiente para ser melhor que a equipe adversária nos momentos em que os jogadores mais relevantes estiveram em quadra. Se isto se deu principalmente por mérito deles ou por demérito do Rocekts não dá para cravar ainda, mas o mais provável é que seja um pouco dos dois.
No âmbito individual, o destaque foi Zach Collins.
Collins, que será o pivô titular de Popovich ao início da temporada, deu mais uma mostra de que se estiver saudável deve ser muito importante para a equipe. Foi um destaque ofensivo desde o início e terminou a partida com 18 pontos, 8 rebotes e 5 assistências em apenas 22 minutos e com ótimo aproveitamento (6/6 2P; 2/4 3P).
Além de opção ao lado de Wemby, o pivô vem mostrando desde a temporada passada que pode ser bastante produtivo também enquanto o francês estiver no banco descansando, se a comissão técnica assim o utilizar.

Por outro lado, Keldon se comportou do modo que alguns torcedores do Spurs mais temem. Os highlights e a energia contagiosa de sempre estiveram presentes e até algumas bolas de três caíram (2/4 3P), mas nos principais aspectos de seu jogo o ala deixou a desejar. O ataque ao aro, que deveria ser sua principal arma ofensiva, não foi produtivo, incluindo as poucas cavadas de falta (1/3 FT), e até mesmo a briga pelos rebotes não foi boa. Dentre os principais jogadores, sua performance foi a mais fraca, mas também a única estreante.
Sochan, por sua vez, começou de novo na posição 1 e também não se destacou muito. Talvez seja possível dizer que o segundoanista deixou um pouco a desejar, mas é mais provável que as nossas expectativas estejam apressadas.
Ao fim, com muitos minutos de quadra para jogadores mais fracos, incluindo até mesmo Birch e Mamu, o Rockets venceu o quarto período por 36 a 13 e virou a partida.

