Miami Heat 118-113 San Antonio Spurs
12 de novembro de 2023
Temporada Regular: 3-7

Em mais um jogo de altos e baixos, o San Antonio Spurs começou bem, sofreu a virada e perdeu por pouco para o Miami Heat para chegar à quinta derrota consecutiva.
Até os momentos finais da partida, o pior déficit do Spurs no jogo havia sido o 2 a 0 inicial do Heat. Ainda assim, quem estava acompanhando, mesmo enquanto o lideravamos por 19 pontos, teve flashbacks de outras viradas sofridas nessa jovem temporada. E ao fim, ela veio.

É certo que Miami está em um ótimo momento e que vinha de quatro vitórias seguidas, mas se havia uma noite para vencê-los, era essa, quando jogavam numa segunda partida de back-to-back, uma condição complicada para qualquer equipe.
Além disso, o Spurs teve uma noite de ótima pontaria de longa distância (19/44 – 43% 3P), de onde produziu 21 pontos a mais que os adversários (12/31), o que geralmente resulta em vitória pra os texanos. Dessa vez, contudo, o problema foi outro.
Se de um lado convertemos mais bolas de três, do outro, o Heat construiu seu jogo nos únicos dois outros tipos de cestas mais valiosas: bandejas e lances livres. Eles fizeram 28 pontos só em lances livres e outros 42 no garrafão, contra 10 e 38 do Spurs nos mesmos quesitos.

Individualmente, há de se destacar que mesmo quando parece que vai mal, é impressionante o quanto o Spurs sofre quando Wembanyama vai para o banco, tanto defensivamente, quanto no ataque. Seu impacto é difícil de mensurar, mas enquanto esteve em quadra, o saldo do time foi positivo (+5 +/-).
Além do francês, somente Keldon Johnson (+7) e Zach Collins (+5) tiveram saldos positivos. E ainda que ninguém tenha sido um grande destaque, foram esses três realmente os melhores do time em quadra. Keldon esteve sempre presente, Collins teve alguns momentos muito bons no ataque e quando Wemby saía, o time sofria muito, especialmente na defesa.
Assim, o Spurs continua numa estranha, porém merecida sequência de cinco derrotas seguidas. Há até perspectiva de melhora, mas com muitos percalços pela frente.

Principais estatísticas individuais:
⭐️ K Johnson – 20pts 12reb 6ast 1blk 1stl +7 +/- (37min)
📊 V Wembanyama – 18p 11r 7a 1b 1s +5 (34)
📊 Z Collins – 18p 5r 2a 1b +5 (33)
📊 J Sochan – 16p 5r 3a 2b 4/6 2p 2/3 3p (34)
📊 D Vassell – 14p 7r 4a 4/9 3p (33)
