Depois de superar as já altíssimas expectativas como novato, Wemby repetiu o feito e em seu segundo ano de San Antonio Spurs fez mais uma temporada histórica.

O francês assustou os adversários com um domínio defensivo jamais visto no basquete moderno, expansão de seu jogo ofensivo, incluindo partida de 50 pontos, e, como boa estrela da NBA, grandes apresentações na rodada de Natal e no All-Star Game.

Todavia, como toda jornada de herói precisa de baixas, também assustou todos os fãs de basquete com um fim de temporada precoce em razão de problemas de saúde.

Victor Wembanyama e o logo do Spurs, visto de cima no Frost Bank Center / 2024.11.11 / Sacramento Kings at San Antonio Spurs / por Michael A. Gonzales (@michael_anthonyphto)

Se ao fim da temporada de estreia Victor já era considerado um dos melhores defensores da NBA, ao fim de seu segundo ano ele já se firmou como um dos melhores jogadores da Liga em geral, desde que saudável.

Atingir esse nível tão cedo é muito raro, mas o mundo já deveria estar preparado, pois antes da temporada começar o francês já havia avisado em Paris: estou aprendendo e me preocupo com meus oponentes nos próximos anos”.

  1. Wembanyama lidera a França à medalha de prata nas Olimpíadas de Paris de 2024
  2. Victor Wembanyama se torna uma superestrela da NBA
  3. Greg Popovich deixa o comando do Spurs após sofrer AVC
  4. Wembanyama favorito ao prêmio de Defensor do Ano e cotado para All-NBA
  5. Wemby deixou de ser o futuro para se tornar o presente do San Antonio Spurs
  6. Interrupção assustadora da temporada de Wembanyama

Wembanyama lidera a França à medalha de prata nas Olimpíadas de Paris de 2024

Victor Wembanyama com a medalha de prata olímpica no peito / Olimpíadas de Paris 2024 / France vs USA / via wemby no Instagram

Antes de retornar à NBA, o Alien começou a preocupar o mundo do basquete nos Jogos Olímpicos de 2024, realizados em sua casa.

Wemby e todo o time francês não começaram a campanha olímpica em Paris tão bem quanto se esperava. Chegaram entre os favoritos para a conquistar medalha, mas encontraram dificuldades na fase de grupos, com partidas apertadas contra Brasil e Japão e derrota para a forte Alemanha  em performances decepcionantes.

Ao longo da competição, contudo, Victor e a França foram melhorando à medida que e ele passou a jogar mais coletivamente e que Rudy Gobert, seu parceiro de garrafão e até então principal jogador da seleção francesa, foi movido para o banco pelo técnico Vincent Collet.

No mata-mata, com as mudanças, superaram o Canadá nas quartas de final e venceram a revanche contra a Alemanha na semifinal para conquistar uma vaga na grande final diante do super estrelado time de LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant dos Estados Unidos.

Victor Wembanyama celebrando com a torcida francesa / Olimpíadas de Paris 2024 / via wemby no Instagram

Contudo, nem mesmo o rei, o chefe e a cobra juntos poderiam amedrontar o alienígena do San Antonio Spurs e da França.

Com uma performance digna da maior final da história do basquete olímpico de profissionais, Wembanyama foi um dos protagonistas do jogo em ambos os lados da quadra e permitiu que os azarões franceses sonhassem com a medalha de ouro improvável até os minutos finais, quando Stephen Curry decidiu acabar de vez com qualquer esperança.

A França ficou com a medalha de prata e Wemby, aos 20 anos, foi um dos destaques da competição. Terminou as Olimpíadas com médias de 15.8 pontos, 9.7 rebotes, 3.3 assistências, 2 roubos e 1.7 toco por jogo, incluindo impressionantes 26 pontos e 7 rebotes em 30 minutos na grande final – Curry, por exemplo, foi o melhor do jogo com 24 pontos.

Victor Wembanyama comemorando cesta / Olimpíadas de Paris 2024 / France vs USA / via wemby no Instagram

Ao fim da partida, com a medalha de prata no peito e visivelmente insatisfeito com a derrota para os americanos, o astro francês deixou uma leve ameaça aos adversários em resposta às perguntas dos repórteres:

estou aprendendo e me preocupo com meus oponentes nos próximos anos – ele disse.

– na FIBA ou na NBA?

em todo lugar – concluiu.

De fato, poucos meses depois, o basquete de Wemby já seria digno de preocupação para os adversários em outro lugar: a NBA.

Victor Wembanyama se torna uma superestrela da NBA

Victor Wembanyama / 2024.10.26 / Houston Rockets at San Antonio Spurs / por Reginald Thomas II, Spurs

Primeira escolha do draft em 2023 e novato do ano unânime em 2024, Victor Wembanyama chegou avassalador para sua segunda temporada na NBA. O garoto que já era uma das maiores promessas dos últimos tempos precisou de apenas um ano para se tornar um dos principais nomes da Liga não só dentro de quadra como também fora dela.

Se por um lado os adversários têm todos os motivos para se preocupar, por outro, não faltam razões para que os fãs se empolguem com o francês.

Uma das principais diferenças de Wemby para outras grandes promessas recentes na NBA é que ele não só aceita assumir o papel de próximo “rosto da liga” (face of the league) para a era pós-LeBron e pós-Curry, como se sente completamente confortável e empolgado para fazê-lo. Tanto pelo aspecto extra-quadra, quanto – e principalmente – pela forma como encara os grandes momentos da temporada.

Na temporada 2024-25, Victor estreou na rodada de Natal, tradicionalmente a primeira grande data da temporada regular da NBA, e conseguiu superar o que se espera de um postulante ao papel de “rosto da liga”.

No Madinson Square Garden, em Nova Iorque, um palco à altura do show que estava por vir, o Spurs enfrentou o forte Knicks e saiu derrotado após ótima partida protagonizada pelos 42 pontos, 18 rebotes, 4 assistências, 4 tocos e tantos highlights de Wemby.

PTSREBASTBLKFG%2P FG3P FG+/-MIN
42184451%10/156/16+840
Melhores momentos de Victor Wembanyama na Rodada de Natal da NBA de 2024 / 2024.12.25 / NBA on Christmas Day / San Antonio Spurs at New York Knicks

Em sua primeira oportunidade de se apresentar ao público casual numa dos maiores datas da rede nacional estadunidense, superou mais uma vez as sempre altas expectativas e deixou o Natal de Nova Iorque como uma definitiva estrela da NBA.

Pouco depois, em palco internacional, foi a grande estrela da partida especial da NBA na sua casa, em Paris. O San Antonio Spurs enfrentou o Indiana Pacers, que viria a ser finalista ao fim da temporada, e os venceu com mais uma performance espetacular de seu assustador camisa 1. Foram 30 pontos, 11 rebotes, 6 assistências, 5 tocos e 62% de aproveitamento em apenas 32 minutos, além de ainda mais highlights.

PTSREBASTBLKSTLFG%2P FG3P FG+/-MIN
301165162%9/104/11+1832

Se para alguns ainda não era, o Alien se estabeleceu de vez para todos como uma estrela mundial do basquete.

Victor Wembanyama sob os olhares de Pau Gasol e da torcida na França / 2025.01.23 / NBA Paris Games / San Antonio Spurs at Indiana Pacers / por Reginald Thomas II, Spurs

Por fim, naquela que é para a NBA historicamente sua grande data, o All-Star Weekend, Wembanyama coroou sua segunda temporada na Liga com mais uma performance de superestrela e surgiu como uma esperança de tentar trazer o evento a algo mais próximo do que já foi.

No sábado, pecou por competitividade exacerbada no Desafio de Habilidades em que participou ao lado de Chris Paul, seu companheiro de equipe. Tentou errar propositadamente os arremessos para ganhar tempo no percurso em prol da vitória, mas foi desclassificado pelo uso das regras frias em detrimento do show.

Já no All-Star Game do domingo, o grande momento do fim de semana, em nada pecou e foi um dos principais destaques em meio a tantas veteraníssimas estrelas.

Se alguém ligado na TV ainda não o conhecia, desde então não teve mais como ignorar seus 2,24 metros de altura.

Melhores momentos da estreia de Victor Wembanyama no All-Star Game / 2025.02.16 / NBA All-Star Game

O time que representou acabou não vencendo o mini torneio, mas Wemby certamente seria um dos favoritos a MVP do All-Star se tivessem vencido. Além da competitividade que trouxe ao jogo, produziu na defesa e no ataque e saiu da partida final com 11 pontos, 3 rebotes e 1 toco em 7 minutos, com aproveitamento de 4/5 nas bolas de dois pontos e 1/2 nas bolas de três, além, é claro, de diversos highlights dignos de um Jogo das Estrelas.

Greg Popovich deixa o comando do Spurs após sofrer AVC

Greg Popovich instruindo Victor Wembanyama / Temporada 2023-24

A temporada 2024-25 de Wembanyama teve muitos altos, mas também importantes baixos. E o primeiro e mais triste deles foi o AVC que sofreu Greg Popovich, então técnico do Spurs há mais de 20 anos.

Considerado de forma unânime como um dos maiores técnicos da história do basquete, já membro do Hall da Fama mesmo enquanto estava em atividade, Popovich era não só o maior líder do San Antonio Spurs como franquia, como também um mentor para Wemby dentro e fora das quadras.

Em 02 de novembro de 2024, Coach Pop sofreu um AVC leve e ficou afastado do comando da equipe até o fim da temporada. O que seria inicialmente temporário, após outros incidentes durante o período de recuperação, acabou se definindo como um afastamento permanente durante a offseason.

Mitch Johnson conversando com Stephon Castle / 2024.11.26 / San Antonio Spurs at Utah Jazz / por Reginald Thomas II, Spurs

Mitch Johnson, assistente técnico, assumiu o comando da comissão técnica como interino. Até o fim da temporada permaneceria assim, até que para 2025-26 seria anunciada sua nomeação ao cargo definitivo de técnico.

Assim, ainda que individualmente Victor tenha permanecido impressionante, o time como um todo pareceu ter sofrido com a situação não só chocante nas primeiras semanas, como indefinida até o fim da temporada.

Wembanyama favorito ao prêmio de Defensor do Ano e cotado para All-NBA

Victor Wembanyama dando toco em Tracy Jackson-Davis / 2024.11.23 / Golden State Warriors at San Antonio Spurs / por Reginald Thomas II, Spurs

Ainda em sua segunda temporada e mesmo após o péssimo incidente de Greg Popovich, Wemby estava a caminho de se tornar All-NBA e DPOY (Defensor do Ano) com apenas 21 anos de idade antes de ter a trajetória interrompida por uma trombose venosa no ombro.

No início de fevereiro, Wembanyama era amplo favorito ao prêmio de Defensor do Ano não só entre os principais analistas, como nas casas de apostas. Na BetMGM, por exemplo, as odds eram de impressionantes -2500 (equivalente a 1.04 no formato brasileiro), ou seja, sua vitória era tão aguardada que para ganhar $100,00 era necessário apostar $2.500,00 àquela altura.

De fato, não era para menos. Além do visível e histórico destaque individual no box score clássico, com médias de 3.8 tocos e 1.1 roubos de bola por jogo, e a liderança entre todos os jogadores da NBA no número total de tocos (176) mesmo com apenas 46 de 82 jogos, ele ainda impactou de forma extremamente positiva a defesa coletiva do Spurs.

JOGOSBLKSTLDREBOPP FG%DEF RTG
463.81.19.245.5110.0

Enquanto esteve em quadra, a defesa texana teve 110.0 de Rating Defensivo (110 pontos sofridos a cada 100 posses de bola), o que seria suficiente para ser a 4ª melhor defesa da NBA, à frente de ótimos sistemas defensivos como os do Boston Celtics e do Houston Rockets. Por outro lado, no ranking geral, o Spurs foi apenas a 25ª defesa da temporada, com Rating Defensivo de 116.3 pontos.

Victor Wembanyama / 2024.10.26 / Houston Rockets at San Antonio Spurs / por Reginald Thomas II, Spurs

Não foi só na defesa, todavia, que o pivô do Spurs brilhou. Sua segunda temporada na NBA também foi marcada por um grande desenvolvimento ofensivo, especialmente na escolha e qualidade de seus arremessos.

Não é à toa que mesmo antes de fazer 21 anos, no início da temporada, já havia atingido a incrível marca de 50 pontos em uma única partida, em vitória sobre o Washington Wizards. Nesse triunfo, Victor se tornou o primeiro jogador da história da NBA com três jogos seguidos de 6+ bolas de três e múltiplos tocos, bem como o mais jovem pivô da história a fazer 50 pontos, marca que alcançou com apenas 26 minutos em quadra, o mais rápido de todos os tempos.

PTSREBBLKFG%2P FG3P FG+/-MIN
506362%10/138/16+1332

A história está sendo escrita em francês e o autor está vestido de preto e prata.

Melhores momentos do primeiro jogo de 50 pontos de Victor Wembanyama / 2024.11.13 / Washington Wizards at San Antonio Spurs

Assim, uma vez que era unanimidade na discussão de melhor defensor de toda a Liga ao mesmo tempo em que produzia médias de 24.3 pontos por jogo, com saldo de +2.6 pontos por 100 posses (Net Rating) enquanto esteve em quadra pelo Spurs, nada mais justo do que ser cotado para figurar entre os escolhidos para um dos All-NBA Teams, a seleção dos três times ideais da temporada, tal como cogitavam muitos dos principais analistas.

Contudo, tanto essa cotação para All-NBA quanto o favoritismo para o DPOY foram por água abaixo quando logo após sua ótima participação no All-Star Game o San Antonio Spurs anunciou que Wemby precisaria passar por um tratamento do coágulo sanguíneo em seu ombro e, portanto, estaria fora do restante da temporada.

Ao fim, foram médias de 24.3 pontos, 11 rebotes e 3.8 tocos por jogo, com 58% de aproveitamento de dois pontos e 35% nas bolas de três, após 46 de 82 partidas possíveis.

Apesar da lesão, que preocupou a todos, a evolução do basquete de Wemby em relação ao seu já impressionante ano de novato foi evidente. Especialmente dentro de quadra, no entendimento do jogo, mas também nos números.

JOGOS
(2024-25)
MINPTSREBASTSTLBLKFG%2P%3P%eFG%TOV
4233.224.311.03.71.13.847.658.635.255.93.2
JOGOS
(2023-24)
MINPTSREBASTSTLBLKFG%2P%3P%eFG%TOV
7129.721.410.63.91.23.646.553.435.252.93.7

Wemby deixou de ser o futuro para se tornar o presente do San Antonio Spurs

Victor Wembanyama e Chris Paul / 2024.10.31 / San Antonio Spurs at Utah Jazz / por Reginald Thomas II, Spurs

A segunda temporada de Wembanyama na NBA também marcou uma virada de chave do San Antonio Spurs. Ainda repleto de jovens no elenco, a franquia percebeu que o nível de jogo que Wemby estava apresentando já pedia companheiros de mais alta competitividade, com experiência.

Chris Paul foi a maior adição da intertemporada ao elenco, que também contou com a experiência de Harrison Barnes. A presença de CP3 e de sua maestria na armação foi essencial para o desenvolvimento de Wemby fora da bola, à medida que, enfim, passou a receber constantemente passes em melhores condições para pontuar, seja na linha de três ou dentro do garrafão.

Chris Paul e Victor Wembanyama / 2024.11.04 / San Antonio Spurs at Los Angeles Clippers / por Reginald Thomas II, Spurs

Contudo, o nível de jogo do francês foi tão alto que ficou claro que o Spurs precisaria de algo a mais. Para além de um líder na armação como Chris Paul, que aos 39 anos já não conseguia mais defender e pontuar como em seus tempos de auge, o brilho camisa 1 já demandava uma segunda estrela ao seu lado.

Wemby deixou de ser somente o futuro para também se tornar o presente da franquia.

Na trade deadline, ainda sem se desfazer de CP3 – que sairia somente na offseason -, o San Antonio Spurs realizou a maior troca de sua história para adquirir De’Aaron Fox, All Star, All-NBA e Jogador Clutch do Ano pelo Sacramento Kings em 2023, no auge dos seus 27 anos.

De’Aaron Fox e Victor Wembanyama jogando juntos pela primeira vez / 2025.02.05 / San Antonio Spurs at Atlanta Hawks / por Reginald Thomas II, Spurs

Conhecido por sua velocidade, arremessos decisivos e grande capacidade de pontuar, o armador chegou com algumas qualidades capazes de complementar o jogo de Wembanyama no ataque.

Infelizmente, no entanto, a nova dupla jogou junto por apenas cinco partidas, antes da temporada de Wemby ter sido interrompida por uma trombose venosa em seu ombro.

Nos cinco jogos ao lado do pivô francês, Fox teve médias de 21.6 pontos, 7.8 assistências e 1.8 roubos de bola por jogo e +2.2 de saldo (+/-) , além de 50% de aproveitamento. Uma amostragem pequena, mas promissora do que pode estar por vir.

Interrupção assustadora da temporada de Wembanyama

Victor Wembanyama em sua primeira partida de 50 pontos na NBA / 2024.11.13 / Washington Wizards at San Antonio Spurs / por Reginald Thomas II, Spurs

Depois de preocupar os adversários com um nível de jogo impressionante até a metade da temporada, foi a vez da torcida do Spurs e todo fã de basquete se assustar com a súbita e precoce interrupção da temporada de Wemby.

De modo surpreendente, após retornar de sua ótima participação no All Star Game para San Antonio, o Spurs identificou uma forma de coágulo sanguíneo no ombro direito de Wembanyama ao examiná-lo.

O pivô retornou à franquia alegando que seu ombro estava estranho, razão pela qual a equipe médica realizou uma bateria de exames e acabou por identificar a condição. Felizmente, em estado inicial.

A franquia anunciou que se tratava de uma trombose venosa, cujo tratamento medicamentoso o impediria de praticar esportes de contato como o basquete. Assim, Victor poderia retornar completamente saudável para a temporada seguinte – como de fato ocorreu.

O susto foi grande para o fã de basquete, especialmente com experiências recentes, ainda que bem diversas, com Zion Williamsom e Joel Embiid, dois pivôs de altíssima qualidade que sofrem constantemente com problemas médicos. Porém, segundo a equipe médica do Spurs, a expectativa é que este incidente não afete a saúde de longo prazo de Wembanyama.

Até aqui, essa foi a grande baixa da história que Wemby está escrevendo pelo San Antonio Spurs. E se o roteiro assim seguir, há muitas coisas boas pela frente, afinal, são após as baixas que os heróis costumam tomar de vez o rumo de sua jornada para realizar grandes feitos.

Deixe um comentário