Uma comparação entre os números dos primeiros jogos dos jogadores escolhidos na 1ª escolha geral do draft pelo Spurs: Victor Wembanyama, Tim Duncan e David Robinson, e, também, de Kevin Durant.

David Robinson, Victor Wembanyama e Tim Duncan / Imagem por SN/Getty Images

Em junho de 2012, o Bleacher Report fez um top 10 melhores temporadas de calouro na história da NBA. Dois nomes do Spurs apareceram no ranking: Tim Duncan (8º) e David Robinson (5º). Destaco que os dois calouros foram selecionados na primeira escolha geral do draft e tinham 21 e 24 anos de idade, respectivamente, em sua primeira temporada na liga. É provável que essa lista esteja desatualizada, mas é impossível não atribuir grandeza ao primeiro ano de cada uma das eternas torres gêmeas de San Antonio. 

Os dados dessas lendas da NBA e da franquia mostram quão especial é Victor Wembanyama. Aos 19 anos de idade, o francês – primeira escolha do draft – chegou ao 18º jogo na NBA ontem, na derrota para o Atlanta Hawks. Os números nestes primeiros 18 jogos de Wemby são os seguintes:

19.3 PTS, 9.7 REB, 2.6 AST, 43.7% FG%, 27.1% FG3% 1.3 STL e 2.7 BLK.

Além das boas médias, Victor teve jogos em que foi sensacional, seja o de 38 pontos contra Phoenix, o de 8 tocos contra Memphis, o de 6 roubos contra Denver e o de quase triplo duplo contra Miami (18 pts, 11 reb  e 7 ast).

Tim Duncan, em seus primeiros 18 jogos na liga, colocou os seguintes números: 15.7 PTS, 11.5 REB, 1.9 AST, 55.7% FG%, 0.6 STL e 2.4 BLK. David Robinson, por sua vez, teve médias de: 22.3 PTS, 12.4 REB, 1.7 AST, 55.2% FG%, 1.7 STL e 2.6 BLK. Nesse ponto, importante destacar que ambos foram All Star no ano de calouro e estavam em um time melhor que o Spurs de 23/24, o time do calouro David Robinson estava com 12 vitórias, e o de Tim Duncan estava com 10, enquanto na atual temporada, o Spurs amarga um recorde de 3-16 (3-15 em jogos com Wembanyama).

Victor Wembanyama em sua primeira temporada pelo Spurs / 31.10.2023 / San Antonio Spurs at Phoenix Suns / Foto por Reginald Thomas II, Spurs

Uma breve comparação através dos números implica a conclusão de que Victor Wembanyama faz um começo de temporada histórico. O calouro produz números próximos das lendas do Spurs, o que o distancia é a eficiência, que se justifica por ser um jogador de 2 metros e 24 de altura, mas jogar boa parte dos minutos como um ala distante do garrafão. Além disso, o time do Spurs dessa temporada possui problemas na posição de armador, o que, consequentemente, tem tornado o funcionamento ofensivo um tanto quanto engessado, com dificuldades de achar o francês em boas condições de finalizar jogadas.

Essas questões nos remetem ao começo de outra lenda da liga: Kevin Durant. As semelhanças entre os jogadores não se encerram no tipo físico ou na idolatria de Victor por KD. Os dois chegaram à NBA com um olhar estranho sobre eles: altos para sua posição, com envergadura acima da média e característcas de ala driblador – distantes do garrafão – mesmo com porte de pivô ou ala pivô próximos do garrafão. Durant foi a 2ª escolha geral do draft de 2007 e em seus primeiros 18 jogos colocou números bem semelhantes ao de Wembanyama: 19.6 PTS, 4.3 REB, 2 AST, 39.7% FG%, 29.9% FG3%, 1.1 STL e 1.1 BLK. Ainda, tal como o Spurs de Wemby, o SuperSonics de KD também teve um péssimo começo de temporada, com apenas 3 vitórias nos primeiros 18 jogos.

Tratando da eficiência, é mais justo comparar Wembanyama com Durant do que com as torres gêmeas, afinal, Duncan e Robinson jogavam muito próximos ao garrafão e não tinham a característica de dribladores e arremessadores de média e longa distância como Victor. Além do mais, como KD, Wembanyama é um prospecto único, e há um tempo de amadurecimento do jogador e do próprio time em entender como potencializar seus talentos. A carreira de Durant, Duncan e Robinson nos permite entender a grandeza desse começo de temporada de Victor e ensina a apreciar seu nível e ter paciência com as dores do que pode – e deve – ser o desenvolvimento e sucesso de mais uma lenda da franquia texana.

O começo de temporada pode ser frustrante, as 14 derrotas seguidas – por enquanto – tendem a deixar o torcedor impaciente com tudo que acontece no time. A inconsistência nos jogos e as fragilidades defensivas deixam a situação ainda mais dolorosa. No entanto, não apaga o que Wembanyama é capaz de fazer. O futuro tem tudo para ser brilhante se o jovem francês continuar se nivelando em grandeza às lendas da NBA e do Spurs e se a franquia conseguir o colocar em uma situação melhor.

Um comentário em “A grandeza dos primeiros jogos de Wembanyama na NBA

Deixe um comentário