A partir da temporada 2023/24, a NBA trouxe o In-Season Tournament como sua grande novidade, a primeira Copa da NBA.
Inspirado nas copas do futebol, o NBA In-Season Tournament envolverá todos os 30 times da Liga, que disputarão em fase de grupo e mata-matas de jogo único um novo troféu – a NBA Cup -, mas sem tirar a atenção da temporada regular.
Todos os jogos da Copa, com exceção da grande Final, serão válidos tanto para a temporada regular quanto para o novo torneio, e serão disputados no mês de novembro e início de dezembro. De fato, um torneio in-season (dentro da temporada, em tradução livre).

Os jogos da fase de grupos serão disputados nas Tournament Nights (Noites de Copa, em tradução livre). Isto é, todas as terças e sextas de novembro – com exceção do dia 07/11 em 2023, por se tratar de um dia de eleição nos EUA -, em que todos os jogos disputados serão válidos pelo torneio.
A fase final, de mata-mata, acontecerá no início de dezembro, incluindo as Semifinais e a Final, o Final Four, que serão disputadas em Las Vegas.
Assim, a NBA procura criar uma nova tradição, ao mesmo tempo em que apimenta o algumas vezes morno início de temporada regular. Trata-se de uma boa tentativa de aumentar o engajamento dos torcedores não só na América do Norte, como em todo o mundo.
Particularmente, estou engajado. Assim como estava para a última novidade apresentada, que era menos ousada, mas deu muito certo.
Fase de Grupos da Copa da NBA
As 30 franquias da NBA foram divididos entre as duas Conferências e cinco potes, para formar seis grupos de cinco times.
Os três primeiros colocados da Conferência na última temporada formam o pote 1 dessa conferência. Do quarto ao sexto, forma-se o pote 2, e assim sucessivamente em ambas as conferências.
Dessa forma, formaram-se seis grupos – três por conferência -, de modo que cada um deles se equilibra com uma franquia de cada pote:

Grupo Oeste A (2023)
- Memphis Grizzlies (pote 1)
- Phoenix Suns (pote 2)
- Los Angeles Lakers (pote 3)
- Utah Jazz (pote 4)
- Utah Jazz (pote 4)
- Portland Trail Blazers (pote 5)
Grupo Oeste B (2023)
- Denver Nuggets (pote 1)
- Los Angeles Clippers (pote 2)
- New Orleans Pelicans (pote 3)
- Dallas Mavericks (pote 4)
- Houston Rockets (pote 5)
Grupo Oeste C (2023)
- Sacramento Kings (pote 1)
- Golden State Warriors (pote 2)
- Los Angeles Lakers (pote 3)
- Minnesota Timberwolves (pote 4)
- San Antonio Spurs (pote 5)
Grupo Leste A (2023)
- Philadelphia 76ers (pote 1)
- Cleveland Cavaliers (pote 2)
- Atlanta Hawks (pote 3)
- Indiana Pacers (pote 4)
- Detroit Pistons (pote 5)
Grupo Leste B (2023)
- Milwaukee Bucks (pote 1)
- Cleveland Cavaliers (pote 2)
- Miami Heat (pote 3)
- Washington Wizards (pote 4)
- Charlotte Hornets (pote 5)
Grupo Leste C (2023)
- Boston Celtics (pote 1)
- Brooklyn Nets (pote 2)
- Toronto Raptors (pote 3)
- Chicago Bulls (pote 4)
- Orlando Magic (pote 5)
Quem se classifica para o mata-mata da Copa da NBA?
As cinco franquias de cada grupo se enfrentarão entre si, uma vez cada, de modo que equipe termine a fase de grupos com quatro partidas disputadas.
Somente o 1° colocado de cada grupo e os melhores 2° colocados (chamados de wildcards) de cada Conferência, oito equipes ao total, se classificarão para a fase final de mata-mata.



Critérios de desempate no NBA In-Season Tournament:
Uma grande diferença do In-Season Tournament em relação ao que os fãs da NBA estão acostumados é a relevância dos critérios de desempate na fase de grupos. Tal qual uma legítima copa.
Ao fim da fase de grupos, se houver empate na quantidade de vitórias entre duas ou mais equipes, a classificação será definida pelos seguintes critérios de desempate:
- Vitória no confronto direto na fase de grupos (se o empate for entre apenas duas equipes);
- Saldo de pontos (primeiro critério for entre times de grupos diferentes ou três ou mais times do mesmo grupo);
- Total de pontos feitos;
- Campanha na Temporada Regular antenterior (2022/23);
- Sorteio (no raríssimo caso de permanecer o empate após os demais critérios).
O mesmo será analisado no caso de empate na disputa pelas duas últimas vagas para o mata-mata, isto é, os melhores 2º colocados de cada conferência (chamados de wildcards), bem como para definir o mando de quadra nas quartas de final.
Fase final da Copa da NBA: o mata-mata
Em dezembro, restarão apenas oito dos 30 times para a fase final da Copa da NBA.

Passada a fase de grupos, os times classificados disputarão as quartas de final em mata-mata de jogo único. O dono da casa será aquele de melhor campanha na fase anterior e o confronto será válido pela temporada regular.
Quatro times avançarão das quartas de final e formarão o Final Four (quatro últimos, em tradução livre), que será disputado em Las Vegas.
Em Las Vegas e a dois jogos do título, os classificados das quartas de final jogarão as semifinais também em jogo único, mas em partida ainda válida para a temporada regular.
As duas equipes que avançarem nas semifinais seguirão em Las Vegas para disputar a grande final do In-Season Tournament e tentar levantar pela primeira vez a NBA Cup. Também em jogo único, mas dessa vez sem contar para as campanhas da Temporada Regular.
Premiações da Copa da NBA
Toda nova ideia precisa de identidade e de um estímulo, e assim fez a NBA com o In-Season Tournament.
O estímulo vem das premiações em dinheiro para os jogadores e técnicos. Já a identidade, para além do visual, vem principalmente da definição de prêmios próprios, capazes de criar um histórico da competição, para os melhores jogadores de cada edição.

Premiação em dinheiro para jogadores e comissão técnica no NBA In-Season Tournament
O grande estímulo externo da NBA para que os jogadores estejam engajados no In-Season Tournament é definitivamente a premiação financeira àqueles que forem avançando de fase.
Para provocar uma competitividade ainda maior, o valor da premiação aumentará gradativamente a cada fase avançada:
- Campeões: $500K para cada jogador e para o técnico;
- Vice-campeões: $200K para cada jogador e para o técnico;
- Classificados até a Semifinal: $100K para cada jogador e para o técnico;
- Classificados até as Quartas de Final: $50K para cada jogador e para o técnico.
O restante da comissão técnica de cada time dividirá entre si 75% do valor das premiações acima.
Prêmios individuais do NBA In-Season Tournament
A identidade histórica da Copa da NBA será definida por aqueles que de fato criarão sua história: as equipes campeãs e os jogadores que brilharem em cada uma de suas edições.
Para isso, a NBA criou as seguintes prêmios individuais:
- MVP do Torneio: o melhor jogador da Copa da NBA;
- All-Tournament Team: a seleção dos melhores jogadores da Copa da NBA.
Para ambos os prêmios, serão levadas em consideração as performances durante toda a Copa da NBA, ou seja, consideradas tanto a fase de grupo quanto a fase final.
Calendário da Copa da NBA
Como já dito, o NBA In-Season Tournament é também uma tentativa de engajar o público no início da temporada regular, e por isso em 2023 acontece do início de novembro ao início de dezembro.

Os jogos da fase de grupos serão disputados todas as terças e sextas de novembro – com exceção do dia 07/11 em 2023, por se tratar de um dia de eleição nos EUA -, durante as Tournament Nights (Noites de Copa, em tradução livre), em que todos os jogos disputados serão válidos pelo torneio.
A fase final de 2023, por sua vez, terá suas partidas de mata-mata disputadas na primeira semana de dezembro, fechando com a grande final em Las Vegas em um sábado:
- Quartas de Final: 04 e 05 de dezembro (segunda-feira e terça-feira);
- Semifinais: 07 de dezembro (quinta-feira);
- Final: 09 de dezembro de 2023 (sábado).
